Flickr

O que é o Flickr?

Resumo:

  • Popular serviço de hospedagem de fotos;
  • Indicado para profissionais que atuem como fotógrafos, ilustradores ou designers, permite a criação de um portfólio;
  • Possui comunidades e criação de perfil de usuário
  • Recursos que facilitam a divulgação de novidades, com o uso de RSS para avisar quando há novas fotos e imagens. Suporta vídeos;
  • Ferramentas que mostram as fotos num blog ou página;

O Flickr (um jogo de pronúncia com a palavra flicker, que tem vários significados, todos relacionados à luz e alguns de seus efeitos) surgiu no começo de 2004 como um serviço de armazenamento de imagens e comunidade online desenvolvido a partir das mesmas ferramentas utilizadas no jogo Game Neverending.

O sucesso do site foi tanto que o projeto do jogo foi deixado de lado. Hoje, além de imagens, no Flickr também se encontram vídeos, serviços e uma plataforma para discussões entre grupos semelhantes à de serviços de rede social.

Desde sua criação, a popularidade do serviço aumentou muito e diversos recursos foram adicionados. Para fazer uploads e guardar imagens, é possível utilizar a web, além de dispositivos móveis; para divulgá-las, é possível utilizar, além do Flickr, feeds RSS, email ou um blog externo.

Blogs e Flickr: uma ótima relação

flickr_interna1.jpg

Aliás, blogs combinam muito bem com o Flickr. Inúmeros “blogueiros” utilizam o serviço para salvar imagens. Parte desse sucesso deve-se às ferramentas para organização de imagens que o Flickr oferece. Um exemplo são as variações de tags que podem ser utilizadas.

Até mesmo a organização de suas fotos e álbuns pode ser compartilhada. Ou seja, as pessoas que você autorizar podem adicionar notas e tags às suas imagens, ajudando você na tarefa um tanto ingrata de organizar suas imagens.

Em maio de 2006, os desenvolvedores mudaram a classificação do serviço de beta para gama. Este último termo é utilizado raras vezes e indica que o serviço está em constante fase de testes e melhorias.

Desde 2008, usuários pagos do serviço podem adicionar vídeos de até 90 segundos de duração e 150 MB de tamanho.

Recursos e possibilidades

Para fazer upload de imagens no Flickr, você pode usar sua área de trabalho diretamente, enviar por email e até mesmo seu aparelho celular com câmera. Antes de divulgá-las, é possível aplicar recursos de edição básicos, como remoção de olhos vermelhos, cortes e aplicação de fontes e efeitos.

flickr_interna2.jpg

Suas fotos podem ser organizadas em álbuns e coleções. Cada imagem pode ter uma série de tags para que ela seja facilmente encontrada pelo site. Para lhe ajudar com a tarefa de organização, você pode usar grupos de usuários, definindo controles de privacidade para a exibição de suas imagens e vídeos.

Utilizando os controles de privacidade, você define quem pode ver suas imagens, protege seus direitos autorais e indica o tipo de conteúdo de suas imagens ou vídeos.

Com recursos de georreferência, você indica onde suas fotos foram feitas e encontra outras fotos tiradas nos mesmos lugares ou próximos a você.

Explorando

Se você adora passar horas do dia observando imagens, pode explorar o Flickr à vontade, pois não é necessário cadastro para isso. Um recurso interessante para isso é o interestingness. Desde julho de 2004, as melhores fotos do mês ficam em uma galeria especial que pode ser acessada por qualquer usuário.

flickr_interna3.jpg

Por todos esses recursos e constantes melhorias, o Flickr é considerado um dos melhores serviços Web 2.0 da atualidade.

Fonte: Tecmundo